A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) representa um conjunto de práticas que buscam mitigar o impacto de atividades empresariais sobre o meio-ambiente ou, de forma ampla, sobre os stakeholders de uma empresa(funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade em geral).
O ESG é, de certa forma, uma evolução do conceito de sustentabilidade, já adotado há bastante tempo no mundo corporativo. A pauta ESG expande o conceito de sustentabilidade para que ele passe a incluir, além do ambiental, também o social e a governança corporativa (boas práticas administrativas e transparência na gestão).
Empresas que adotam práticas de ESG não apenas atendem às expectativas de um público cada vez mais consciente, mas também se beneficiam de maior credibilidade no mercado e maior sustentabilidade de longo prazo.
A governança jurídica desempenha um papel crucial na estruturação e implementação dessas práticas. Nosso escritório tem experiência na criação de agendas ESG personalizadas para diferentes setores, ajudando as empresas a identificar suas principais áreas de impacto e a desenvolver indicadores de acompanhamento.
Para dar início a esse processo, sugerimos a realização de entrevistas com os principais stakeholders da empresa para a criação de uma matriz de materialidade – documento que define quais questões são mais relevantes para aquele negócio específico e para seus stakeholders. A matriz de materialidade permite definir uma agenda ESG clara, com indicadores de performance que guiam as decisões da empresa.
A Governança Corporativa é outro pilar fundamental do ESG. Auxiliamos nossos clientes na implementação de programas completos de governança / compliance, o que pode incluir a formação de um comitê de ética, a criação de canal de comunicação e denúncia e o desenvolvimento de políticas internas que garantam uma operação mais transparente e ética.